REVELADO: 6 HABILIDADES ESSENCIAIS PARA BOMBAR NO INSTAGRAM

O Instagram é uma plataforma que conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Por isso, pode parecer um desafio se destacar nesse meio. E é nesse sentido que precisamos buscar estratégias de diferenciação para que nosso trabalho seja notado.

Influenciadoras, afiliadas e empreendedoras precisam se preocupar, cada dia mais, com seu posicionamento, pois a rede é um grande canal de comunicação com os públicos de interesse. Para isso, é necessário buscar novas maneiras de vender um produto, ideia ou imagem pessoal.

Ou seja, quem cria conteúdo (para si ou para marcas) precisa ter várias habilidades — que podem ser  aprendidas. E para que você crie um posicionamento de destaque no Instagram, listei aqui as 6 competências essenciais para ter sucesso e bombar nessa rede social: 

1. Fotografia

Uma boa fotografia fala por si só. Você precisa dominar técnicas, saber fotografar de forma rápida (até mesmo com smartphone) e, ainda que você contrate um fotógrafo profissional para fazer as fotos dos seus projetos ou produtos, você precisa saber passar um briefing da linguagem que você quer transmitir.

Entender o que você pode oferecer por meio de uma fotografia e como pode alcançar o efeito que deseja otimiza o seu trabalho. Você não precisa ser uma profissional, mas o conhecimento pode te ajudar a obter resultados incríveis e inesperados.

É interessante que você crie uma identidade visual forte. Para isso, uma sugestão é padronizar a edição. Manter sempre a mesma linguagem e tentar usar os mesmos filtros faz com que seu feed fique uniforme. Assim, os seguidores passarão a reconhecer melhor o seu estilo.

Por isso, ao pensarmos em um feed agradável, devemos pensar também em padronização. Seja na uniformidade de cores, artes ou cenários, é necessário um cuidado especial para não quebrar a estética que foi construída para a sua marca. 

2. Direção de arte

Direção de arte é a habilidade de coordenar, gerenciar e harmonizar os elementos de uma cena. Uma atividade ligada à manifestações de ordem estética, que se desenvolvem por meio de percepções, emoções e ideias

O cuidado na elaboração das suas fotos é capaz de transmitir sensações e criar o tom da mensagem que você deseja transmitir. Ao estudar e buscar mais domínio sobre o universo da direção de arte, você aperfeiçoa a sua visão sobre o mundo, e cria maturidade para saber o que é bom ou não dentro do seu nicho de mercado — e se conversa bem com aquilo que pretende transmitir. 

A habilidade de direção de arte pode dar aquele toque especial e único ao seu feed. E no ritmo em que for aperfeiçoando esse senso estético, você se torna capaz de inovar e dar mais significado à suas produções. E mais do que isso, executá-las bem. 

Um feed incrível vai bem além de só tirar fotos bonitas. Não se trata apenas de enxergar uma foto isolada, mas visualizar a harmonia entre o conjunto de fotos no grid. Você precisa criar um contexto harmônico, enxergar um conjunto e uma sintonia.

Cada linha do perfil é composta por 3 fotos, portanto, crie blocos de imagens harmônicas entre si. Una 3, 6, 9, 12 imagens parecidas, dessa forma você fica mais livre para mudar o estilo de edição ou de foto. 

3. PRODUÇÃO

A produtora é quem faz com que toda a parte visual aconteça. Geralmente, trabalha diretamente com a direção de arte. Faz a produção de objetos (pessoais de personagens ou objetos de cena), viabiliza a decoração e a montagem dos cenários.

Quando pretendemos criar boas fotos, um cuidado que devemos ter é com a produção ou styling. Até porque não existe direção de arte sem preocupação com harmonia de cores, texturas, objetos cênicos e elementos.

Então, essas habilidades andam juntas e ganham muito mais força quando conseguimos complementá-las de uma maneira criativa e original. Para criar materiais autorais, você precisa desenvolver essa habilidade.

Uma sugestão legal na hora de produzir fotos é humanizar o ambiente. Antes de fotografar, dê uma boa olhada. Perceba o plano de fundo e todos os elementos que estão em cena. Pense na harmonia das cores, na textura dos tecidos e na composição de lifestyle. Preste atenção aos detalhes, atente-se ao cenário como um todo.

4. DESIGN

A designer é responsável por cuidar da parte estética e visual dos projetos, utilizando habilidades de desenho, estética, artes visuais, diagramação e, principalmente, criatividade.

Ser uma conhecedora do mundo do design é fundamental para quem quer construir uma mensagem de qualidade e se destacar, pois é por meio dele que é possível desenvolver um estilo próprio. 

Podemos dizer que os profissionais da área de design são capazes de expor seus pensamentos e criar soluções para projetos. Mantêm um espírito livre, criativo, sonhador e se caracterizam como solucionadores de problemas. Esse é, sem dúvidas, um grande diferencial. E ainda que você não tenha uma formação nessa área, você pode ter isso como um estilo de vida.

DICA DE FERRAMENTA: CANVA

Uma das ferramentas de criação de conteúdos gráficos mais simples de se utilizar para produzir materiais atrativos e cativantes. Com ele é possível criar peças em diversos formatos como pôsteres, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, e até mesmo a criação de identidade virtual para marcas. Online e gratuito, está disponível nas versão mobile e web (que é mais completa).

5. SOCIAL MEDIA

A social media é uma profissional que entende um pouco de tudo quando se trata da área de produção de conteúdo. Ela é responsável principalmente pela atualização das redes sociais de empresas/marcas, atuando em grandes redes como Facebook, Twitter, LinkedIn etc.

Buscar conhecimento nessa área é bem importante, ainda mais considerando seu feed como um trabalho, pois o mercado está em constante mudança, e a todo tempo as plataformas estão se movimentando. 

Uma boa profissional de social media é aquela que entende sobre posicionamento de mercado, estudos de casos, planejamentos estratégicos, tem uma postura profissional, criatividade para buscar conteúdos, muito jogo de cintura, rapidez para agir em situações de risco que envolvam a empresa, entre outras habilidades que são fundamentais na hora de você gerenciar seus projetos. Essa habilidade te deixa preparado para gerir crises e criar soluções práticas.

COPY + STORYTELLING

Uma das funções da social media é dar um tom de voz e uma mensagem chave nas legendas e textos do Instagram.

Por isso, o ideal é ter domínio das técnicas de copywriter, ou seja, saber escrever de forma persuasiva, para promover um produto, uma pessoa, uma ideia ou um negócio. E cuidadosamente editar, selecionar, tecer e construir palavras que vão levar o seguidor a tomar uma decisão específica.

O copywriter nem sempre tem como objetivo realizar a venda de um produto de uma só vez, mas sim, conduzir a audiência a realizar uma ação. Essa ação descrita pode ser, por exemplo, criar uma legenda de uma foto no Instagram para engajar e envolver o público.

Usar o storytelling (a arte de contar histórias) é uma excelente alternativa, pois uma boa história cria conexão emocional com público, e é capaz de unir pessoas com os mesmos valores.

6. VIDEOMAKER

Videomaker é a profissional que produz vídeos, e está envolvida em todo processo de criação de um material audiovisual, desde sua captação até a finalização. 

Entender sobre produção de vídeos é importante porque você, com certeza, usará essa ferramenta no seu Instagram. Os vídeos se popularizaram principalmente com a era da internet, com grandes redes como o Youtube desbancando o então maior meio de comunicação: a televisão.

Os vídeos são grandes ferramentas de interação, enviar mensagens e conversar através deles já se tornou parte de nosso dia-a-dia. Mas a grande sacada aqui é utilizar esse meio a seu favor, como uma forma inovadora e multifuncional para apresentar seus projetos.

Com o app IGTV do Instagram você pode criar seu próprio canal e fazer vídeos de maior duração. É uma oportunidade de compartilhar aqueles vídeos que normalmente são longos demais para o Stories.

Já nos Stories, aproveite para mostrar os seus bastidores, para criar conexão.

Pode parecer complexo desenvolver várias habilidades, mas meu papel aqui é mostrar que é possível, sem gastar muito tempo e dinheiro, e o melhor, direcionando o que faz mais sentido para você.

Espero que esse material te ajude a entender o Instagram. Que te mova. Que te faça sair do lugar. Que você possa se tornar mais consciente sobre as estratégias usadas nas mídias sociais e acompanhar suas mudanças. 

RELACIONADOS

MUDANDO DE ASSUNTO