APRENDA COMO GRAVAR VÍDEOS PODEROSOS

como ser influenciadora digital de sucesso

Pare de fugir das câmeras e aprenda a gravar vídeos poderosos. O vídeo conecta mais do que texto ou imagem,  mostra suas ideias, cria relacionamento com seu público, produz autoridade e, como resultado, faz suas vendas aumentarem.

Se você quer ir além da foto e do texto nas redes, vale a pena investir nos vídeos para Instagram, Youtube e até mesmo para o TikTok. Os vídeos nessas plataformas são excelentes oportunidades para que sua audiência te conheça melhor, se conecte com você e engaje com o seu conteúdo, gerando empatia e identificação.

Todo mundo pesquisa na internet antes de comprar um produto ou contratar um profissional, não é mesmo? Por esse motivo, estar presente nas redes sociais é obrigatório para quem deseja compartilhar, divulgar e vender serviços e produtos para o maior número de pessoas possível.

Nesse contexto em que o vídeo se tornou uma necessidade, é essencial saber como se expressar bem na frente da câmera e gravar vídeos poderosos. É preciso se comunicar de forma eficaz, pois passar clareza e segurança na comunicação pode ser um diferencial estratégico para a sua marca pessoal.

O cérebro processa 60 mil vezes mais rapidamente imagens do que textos, de acordo com uma pesquisa da 3M. E, ao colocar som e movimento, este poder de absorção aumenta ainda mais.

Mas, não se assuste! Gravar vídeos poderosos pode ser algo simples, desde que você domine as técnicas e treine bastante. Porém, para alcançar resultados expressivos, a comunicação deve ser autêntica. Não copie o estilo de alguém que faz sucesso porque isso não funciona. É preciso se conhecer e trabalhar o medo de se expor para que a sua fala seja verdadeira, natural e represente quem você é.

COMO POSSO GRAVAR VÍDEOS PODEROSOS E FAZER LIVES SEM ENROLAÇÃO? CONFIRA AGORA AS 12 DICAS:

1. cenário PODEROSO

Quando se trata de uma atuação profissional, é fundamental pensar com cuidado no local onde você vai gravar ou fazer a transmissão ao vivo.

Ainda que você não tenha um escritório em sua casa, procure um local que ofereça um fundo neutro, sem informações desnecessárias que possam desviar a atenção de quem estiver do outro lado da tela.

Se atente para que o ambiente esteja limpo e organizado, para passar profissionalismo e capricho.

COMO GRAVAR VÍDEO PODEROSO

2. Verifique a iluminação

Você não precisa ser um profissional do audiovisual para saber que a luz é muito importante na hora de gravar.

É recomendado usar uma soft box ou uma ring light. Mas, caso não tenha, escolha um local de frente para a janela e abuse da iluminação natural.

3. POSICIONE BEM A CÂMERA

O ideal é que a câmera fique na altura dos olhos. Grave na horizontal, para que o conteúdo seja visto da melhor forma na maioria das redes sociais. 

Existe uma exceção: se for apenas para o Instagram, a captação  pode ser feita na vertical.

como gravar vídeos poderosos

4. Tenha um roteiro NA HORA DE GRAVAR

Faça um roteiro com a sequência de como pretende conduzir o conteúdo. Tenha estratégias para uma abertura interessante como uma pergunta instigante ou um dado estatístico surpreendente. 

Treine a sua fala, sem decorar. Você deve falar com naturalidade, segurança e sem hesitar. Uma ideia só pode ser clara para o outro se antes estiver clara para você. Fale com naturalidade, pronuncie bem as palavras e atente-se aos vícios de linguagem.

5. pARA GRAVAR VÍDEOS PODEROSOS, OLHE PARA A CÂMERA

Na hora de interações à distância a regra é clara: você deve olhar para a câmera (e não para o visor!). A ideia é manter-se conectado com o público e fazer com que ele sinta verdade na mensagem. Ao olhar para a câmera você está, ainda que através da tecnologia, olhando para os olhos do seu seguidor.

6. MOSTRE ENTUSIASMO AO GRAVAR!

youtuber com câmera na mão para gravar

A ausência do contato pessoal pode tornar uma transmissão por vídeo algo muito frio e distante, por isso é importante que sua fala demonstre energia, disposição e entusiasmo para quem está do outro lado da tela.

Pesquisas comprovam que a entonação da nossa voz e expressões respondem por 93% da forma com que as pessoas recebem nossa mensagem, por isso não dá para se preocupar apenas com o conteúdo.

Seja para uma ou para cem pessoas, tenha autoconfiança, acredite na importância das informações que você está passando e mostre que a interação é importante para você e que, por isso, será gratificante também para o outro.

7. Sempre que possível, sorria

Sorrir conecta o público à sua mensagem, gera mais aceitação e, acredite, ajuda a vender mais! Segundo a plataforma de marketing Wishpong, um vendedor com um sorriso estampado no rosto pode conseguir aumentar em até 10,7% os lucros.

Isso tudo acontece por conta dos nossos neurônios espelho, uma parte do nosso sistema nervoso que replica comportamentos feitos por outras pessoas. Quando vemos alguém sorrindo, nossos neurônios espelho têm a tendência de espelhar o sorriso, seja na nossa mente, com uma sensação de bem-estar, ou mesmo na devolutiva de um sorriso estampado no rosto. 

Mas precisa ser um sorriso verdadeiro, pois conseguimos perceber através da leitura corporal quando quem sorri não está sendo natural.

8. FALE DIREITO

Antes de qualquer comunicação, é preciso ter em mente quem é o público-alvo, para apresentar o tema de forma clara e compreensível.

Quando se trata da comunicação via web, se o formato for uma live, vídeo ou webinar, existe uma grande possibilidade do público ser diverso, com características muito diferentes no que diz respeito a formação, profissão e conhecimento do tema. 

Por isso, é fundamental que você apresente sua mensagem sem usar termos técnicos ou expressões que sejam de conhecimento apenas da sua área de atuação. Seja clara.

youtuber gravando video
como gravar vídeo para youtube

9. CUIDE DOS MÍNIMOS DETALHES

Você não precisa vestir terninho, mas preste atenção aos detalhes. As roupas vão te ajudar na comunicação da sua mensagem. 

Mesmo que seu visual seja casual, cuide com as cores e estampas que vai usar. Evite os acessórios que façam barulho, como pulseiras batendo entre si. É um ruído chato, que pode atrapalhar quem está assistindo. 

Em uma comunicação à distância, qualquer elemento que destoe do conteúdo chama ainda mais atenção. Você não vai querer que sua mensagem tenha menos impacto apenas porque se descuidou de detalhes como estes.

10. CONHEÇA AS TÉCNICAS DE ORATÓRIA PARA GRAVAR VÍDEOS PODEROSOS

Você pode nunca ter reparado, mas todo comunicador de sucesso certamente pode te confirmar que dominar as técnicas de oratória é essencial para falar bem em público. 

Tudo o que você vê os grandes oradores fazendo em suas apresentações está repleto de técnica, desde a estrutura como conteúdo é apresentado até a linguagem verbal e não-verbal. 

Para conseguir sucesso nos vídeos é preciso muito comprometimento e estratégia para realmente chegar aonde se quer e alcançar os melhores resultados.

11. Fique atenta aos gestos e expressões faciais

angelina joulie gravando poderosa

O domínio corporal facilita a transmissão da mensagem. Os gestos e as expressões faciais, a postura e a movimentação servem para descrever, complementar, reforçar as ideias e tornar o assunto mais dinâmico.

Portanto, deixe o gesto fluir naturalmente. Sintonize com a palavra, buscando um equilíbrio. O movimento deve complementar e reforçar o que foi dito.

ATENÇÃO: Evite a postura de subserviente, com ombros caídos, olhar baixo, as costas curvadas e uma expressão de desamparada. Em contrapartida, um nariz empinado, olhos ameaçadores, queixo erguido e ar de superioridade costumam distanciar e criar certa antipatia.

12. Cuide com as palavras

Neutralize as barreiras verbais evitando falar muito baixo ou muito alto, muito depressa ou devagar. Também, cuide com os vícios de linguagem: tá?, né?, ok?, certo?, entendeu?, percebe?, é isso aí!, tipo assim….

Para aproximar seus seguidores, dirija-se a cada um, use o “você” e evite o “vocês”. Afinal, normalmente, estamos assistindo sozinhos ao vídeo. E para que fique natural, imagine que está conversando com uma amiga.

dicas extras para fazer lives PODEROSAS

Espero que você tenha gostado de entender melhor sobre como gravar vídeos para as suas redes. Então, aproveite para se aprofundar mais no assunto com várias outras dicas práticas. Confira a minha Mentoria para Influencers.

RELACIONADOS

MUDANDO DE ASSUNTO